Ali Khamenei faz 1ª declaração após cessar-fogo e afirma vitória sobre Israel

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, declarou vitória sobre Israel e salientou que o seu país “deu um tapa na cara da América”. A manifestação ocorreu nesta quinta-feira (26) em sua primeira declaração pública desde que o cessar-fogo entre os dois países entrou em vigor.
Na mensagem, o líder supremo comunicou que os EUA só intervieram na guerra porque “sentiram que, se não interviessem, o regime sionista seria completamente destruído”. Ele acrescentou que os EUA “não obtiveram ganhos com” a guerra.
“A República Islâmica foi vitoriosa e, em retaliação, deu um tapa na cara da América”, afirmou, em aparente referência a um ataque iraniano com mísseis a uma base americana no Catar na segunda-feira (23), que não causou vítimas.
Khamenei, aos 86 anos, não é visto em público desde que se abrigou em um local secreto após o início da guerra, no dia 13, quando Israel atacou instalações nucleares iranianas e alvejou altos comandantes militares e cientistas.
Após os Estados Unidos atacarem três centrais nucleares do Irã, no fim de semana, o presidente americano, Donald Trump, intermediou um acordo de cessar-fogo que entrou em vigor na terça-feira (24).
Portal Diário do RN
COMENTÁRIOS