Seja bem-vindo
Parnamirim-RN,03/07/2025

  • A +
  • A -

Semurb realiza operação para combater ocupações irregulares em área de mangue na Zona Oeste de Natal


Semurb realiza operação para combater ocupações irregulares em área de mangue na Zona Oeste de Natal Foto: Fiscalização Ambiental/Semurb

A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou nesta quarta-feira (2) a Operação “Baixada”, na comunidade da Baixada, no bairro Nordeste, Zona Oeste de Natal, para identificar ocupações e atividades irregulares na área de mangue, Área de Proteção Permanente (APP), protegida por lei. A operação atende a uma ação do Ministério Público e contou com o apoio da Semdes e Semsur, Policia Militar e Civil e o ITEP.


Os fiscais ambientais realizaram vistorias em todas as áreas ocupadas e encontraram instalação de sucatas, construções irregulares, vários criadouros de porcos, galinhas e animais ungulados como cavalos e vacas, áreas aterradas, além de muito lixo depositado na área. “A  área de mangue, que está localizada na Zona de Proteção Ambiental (ZPA-8), é um local ambientalmente frágil, não permite nenhum uso e terá que ser desocupada”, esclareceu o supervisor de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.


Também foram avaliadas as condições das instalações, com atenção à presença de materiais contaminantes, resíduos sólidos, criação de animais e indícios de funcionamento de matadouros clandestinos. Foram verificados a disposição e a organização dos materiais, bem como os riscos ambientais existentes, como armazenamento inadequado de substâncias, possibilidade de contaminação do solo, presença de resíduos dispostos de forma irregular, desmatamento de manguezal e deposições indevidas.


Diante das irregularidades encontradas foram lavrados 11 autos de infração e duas notificações aos responsáveis por exercício de atividade sem a devida autorização ou licença ambiental, além da expedição de intimação para comparecimento na sede da Semurb/Spaso, no dia 15 de julho, para prestação de esclarecimentos e recebimento de prazos para desmobilizar as atividades na área. Além disso, foram aplicadas multas de natureza grave aos responsáveis pelas ocupações irregulares, que variam de R$ 2.791,00 a R$ 10.736,00.


No local, os fiscais apreenderam dois cavalos que estavam em situação de maus tratos e que foram levados para o curral municipal. “Todas as ocupações em área de mangue que não forem moradia, ou que sejam destinadas à criação de animais terão que sair”, disse Almeida.


Publicidade

Ponta Negra News




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.