Seja bem-vindo
Parnamirim-RN,02/07/2025

  • A +
  • A -

Conferência Livre de Música discute os rumos da cena musical potiguar em Natal


Conferência Livre de Música discute os rumos da cena musical potiguar em Natal Evento acontece na Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado. Foto: Divulgação

Entre os dias 2 e 4 de julho, a cidade de Natal será palco da Conferência Livre de Música, iniciativa promovida pelo Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte em parceria com a Rede Potiguar de Música. O evento, que integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura, é gratuito e acontece em três espaços culturais da capital: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado e TECEsol.


Publicidade
A conferência reúne artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais em torno de debates sobre políticas públicas, valorização da produção autoral e sustentabilidade da cadeia produtiva da música no estado. O objetivo é refletir sobre os desafios e potências da cena musical potiguar, fortalecendo redes e estratégias de articulação no setor.


Para Felipe Nunis, artista interdisciplinar, antropólogo e coordenador metodológico do Comitê de Cultura do RN, a conferência é um espaço estratégico de mobilização e escuta. “A Conferência Livre de Música é um espaço fundamental para pensarmos coletivamente os caminhos da cena musical potiguar. Queremos discutir desde políticas públicas até os desafios da visibilidade e valorização da produção local. É um momento importante de articulação e construção de caminhos mais justos para quem vive da e faz a música em nossa cidade”, afirma.


“Um evento desse porte contribui consideravelmente para que o segmento avance numa maior compreensão da importância artística e também social da música no contexto potiguar. Levantar questões como o papel das rádios na distribuição desse conteúdo produzido localmente e até as atribuições das instituições públicas e da iniciativa privada, abre perspectivas para o fortalecimento profissional de toda a cadeia”, acredita Esso Alencar, músico integrante da Rede Potiguar de Música desde a sua criação.


A programação tem início na terça-feira (2), às 15h, na Rampa Cultural, com a cerimônia de abertura e, em seguida, a mesa “Cultura Musical no Rio Grande do Norte”, que propõe uma reflexão sobre os múltiplos sentidos da música no estado – enquanto expressão artística, ferramenta de resistência, identidade coletiva e ativo econômico. Participam da conversa Ana Morena (Combo Cultural DoSol), Tatiane Fernandes, Mary Land Brito (Secult-RN), Fábio Lima (Ministério da Cultura) e integrantes do Comitê de Cultura do RN, com mediação de Esso Alencar, da Rede Potiguar de Música.


Na quarta-feira (3), as discussões seguem na Pinacoteca do Estado, com início às 9h, na mesa “Os Festivais Locais e a Contribuição para a Música Potiguar”, que aborda o papel dos festivais na valorização da produção local e no fortalecimento dos vínculos comunitários. Estão entre os participantes Anderson Foca, Jomardo Jomas, Mônica McDowell, Iury Matias, Frank Pajux, Natalia Santana e Luci Braga, sob mediação de Cami Santiz.


À tarde, às 14h, ocorre a mesa “Por que o Rádio não Toca?”, dedicada a debater os desafios enfrentados por artistas autorais potiguares no sistema de radiodifusão local, com nomes como Ciro Pedroza, Margot Ferreira, Thomaz Senna (ABRAÇO-RN), Sebastião Faustino (Rádio Universitária) e Ed Oliveira, com mediação de Abner Moabe.


Ainda no mesmo dia, às 16h, será realizado um espaço de auto-organização do segmento da música, em formato de roda de conversa, voltado à articulação de estratégias coletivas, direitos, condições de trabalho e sustentabilidade do setor. O dia se encerra com uma atração cultural às 21h, no Bardallos Comida & Arte, com show da cantora Tiquinha Rodrigues.


A conferência se despede na quinta-feira (4), às 19h, no TECEsol, com exibição de clipes potiguares e em seguida, a “Palestra Sonora – concerto imersivo”, em que os músicos Esso Alencar e Iury Matias apresentam versões personalizadas para canções de Babal, Carlos Zens, Chico Elion, Gilson Vieira, dentre outros, mostrando a riqueza criativa destes e outros compositores e incentivando uma maior apreciação destas obras no presente para promover um melhor alcance junto ao público atual. A Palestra contará com participação especial de Bárbara Cristina.


Confira a programação completa


2 DE JULHO (quarta-feira)

Local: Auditório da Rampa Cultural

15h | Abertura oficial

Cerimonial de boas-vindas com autoridades institucionais.

15h30 | Mesa: Cultura Musical no Rio Grande do Norte

A mesa propõe uma reflexão sobre os múltiplos sentidos e funções da música no estado, explorando seus usos como expressão artística, ferramenta de resistência, marcador identitário e ativo econômico.

Participantes:

Ana Morena (Combo Cultural DoSol), Tatiane Fernandes, Mary Land Brito (Secult-RN), Fábio Lima (Minc), Comitê de Cultura do RN

Mediação: Esso Alencar (Rede Potiguar de Música)


3 DE JULHO (quarta-feira)

Local: Pinacoteca do Estado

09h | Mesa: Os Festivais Locais e a Contribuição para a Música Potiguar

Reflexão sobre o papel dos festivais na valorização da música local, seus impactos na cena cultural e no fortalecimento de vínculos comunitários.

Participantes: Anderson Foca, Jomardo Jomas, Mônica McDowell, Iury Matias, Frank Pajux, Natalia Santana, Luci Braga

Mediação: Cami Santiz

14h | Mesa: Por que o Rádio não Toca?

Debate sobre os desafios da produção musical autoral frente ao sistema de radiodifusão local, com foco na visibilidade dos artistas potiguares.

Participantes: Ciro Pedroza, Margot Ferreira, Thomaz Senna (ABRAÇO-RN), Sebastião Faustino (Rádio Universitária) e Ed Oliveira.

Mediação: Abner Moabe

16h | Espaço de Auto-organização do Segmento da Música

Roda de conversa sobre as estratégias coletivas de organização da cadeia produtiva da música no estado e os caminhos para o fortalecimento de direitos, condições de trabalho e sustentabilidade do setor.

21h | Atração cultural

Show com Tiquinha Rodrigues, no Bardallos.


4 DE JULHO (sexta-feira)

Local: TECEsol

19h | Encerramento da conferência com mostra de videoclipes e apresentações imersivas que celebram a produção autoral do estado.

Palestra Sonora: Cena Musical Autoral Potiguar

Participação artística:

MAP – Música Autoral Potiguar

Performance: Esso Alencar & Iury Matias

Part. especial: Bárbara Cristina

Arranjos e direção musical: Iury Matias

Direção artística: Esso Alencar


SERVIÇO

Conferência Livre de Música

Data: 2 a 4 de julho de 2025

Locais: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado, TECESOL – Natal/RN

Entrada gratuita



Ponta Negra News




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.