Seja bem-vindo
Parnamirim-RN,04/07/2025

  • A +
  • A -

Campanha Julho Amarelo intensifica ações contra hepatites virais em Natal

Com testagens, vacinação e rodas de conversa, programação da SMS Natal busca ampliar o diagnóstico e a prevenção das hepatites B e C durante todo o mês


Campanha Julho Amarelo intensifica ações contra hepatites virais em Natal Prefeitura do Natal realiza ações educativas sobre hepatites virais em julho. Foto: Freepik.

Durante o mês de julho, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove uma série de atividades voltadas à conscientização, testagem e prevenção das hepatites virais, como parte da campanha Julho Amarelo. A abertura oficial ocorre na próxima quarta-feira (9), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Brasília Teimosa, localizada no bairro das Rocas, com roda de conversa, testes rápidos, vacinação e distribuição de preservativos.

As hepatites virais são inflamações que comprometem o funcionamento do fígado. Muitas vezes assintomáticas, essas doenças podem evoluir silenciosamente para quadros graves se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente. Entre janeiro e abril de 2025, o município de Natal notificou 41 novos casos da infecção, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

A campanha pretende alertar sobre os riscos e reforçar o papel da prevenção. “Durante todo o mês, convidaremos a população para comparecer a um serviço de saúde para conhecer a doença, os riscos e também se vacinar, além de realizar a testagem e iniciar o tratamento caso necessário”, afirmou Tayane Oliveira, coordenadora do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal.

Testes, vacinação e prevenção gratuita

A programação do Julho Amarelo nas unidades de saúde de Natal incluirá testes rápidos para hepatites B e C, vacinação contra os vírus A e B, atendimento médico, palestras educativas, aferição de pressão arterial, além da distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos.

As hepatites do tipo A e B contam com vacinas disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde. A do tipo A, geralmente adquirida por via oral, tem relação com condições de saneamento básico e higiene precária. Já a hepatite B, de transmissão sexual e sanguínea, pode se tornar crônica, mas é controlável com tratamento. Ambos os imunizantes são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A hepatite C, por sua vez, não tem vacina, mas dispõe de tratamento gratuito também pelo SUS. Pode ser transmitida por transfusões de sangue contaminado, compartilhamento de seringas e agulhas, tatuagens com instrumentos mal esterilizados, além da transmissão vertical (mãe para filho).

“Nos serviços de saúde do município, nós disponibilizamos também testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B e C, que são tipos da doença que não possuem cura, mas quando detectadas a tempo podemos iniciar o tratamento e evitar formas mais graves da doença”, reforçou Tayane. Ela destaca ainda a importância de que todas as pessoas sejam testadas pelo menos uma vez na vida.

O Poti News




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.