Instituto de Arquitetos do Brasil será responsável por concurso para requalificação da orla de Ponta Negra em Natal

A Prefeitura do Natal deu um passo importante no processo de requalificação da orla de Ponta Negra. O Grupo de Trabalho Nova Ponta Negra (GT) anunciou a escolha do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para organizar o concurso público nacional que selecionará o projeto urbanístico e paisagístico da principal praia da capital. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (22).
Para o prefeito Paulinho Freire, a contratação do Instituto fortalece a condução do processo que beneficiará um dos principais cartões-postais da cidade.
“Estamos iniciando uma das etapas mais estratégicas do projeto Nova Ponta Negra. Com o assessoramento do IAB, temos a garantia de que o concurso trará propostas de alto nível, compatíveis com a grandiosidade da obra da engorda e com a relevância da nossa principal praia para o turismo e para a cidade de Natal”, afirmou.
Com quase 80 anos de atuação em concursos nacionais de arquitetura e urbanismo, o IAB será responsável por preparar o edital, conduzir o julgamento das propostas e entregar à Prefeitura o projeto definitivo. A entidade já esteve à frente de processos como o Plano Urbanístico de Brasília, a Avenida Beira-Mar de Fortaleza e o Centro Administrativo de São Paulo — experiências que garantem credibilidade técnica e transparência ao processo.
O concurso também contará com uma etapa de escuta pública, permitindo que a população de Natal contribua com sugestões que subsidiarão o termo de referência. Além disso, será disponibilizado ao IAB um acervo técnico elaborado pelas secretarias municipais que integram o GT.
O secretário da Sepae e coordenador do GT, Arthur Dutra, defendeu o caráter estratégico da decisão. “O trabalho avança com segurança técnica, jurídica e urbanística. A experiência do IAB assegura que Natal terá acesso ao que há de mais inovador em urbanismo e paisagismo, com projetos pensados para a nossa realidade, mas inspirados nas melhores práticas nacionais e internacionais. Estamos construindo, de forma participativa e transparente, um legado para as próximas gerações”, destacou.
Principais diretrizes do projeto
O decreto que criou o Grupo de Trabalho, estabelece oito premissas centrais que deverão orientar os projetos inscritos no concurso. São elas:
- Ampliação da caminhabilidade e da acessibilidade universal;
- Soluções que respeitem a topografia e privilegiem materiais sustentáveis;
- Incremento de áreas verdes e equipamentos de lazer;
- Valorização da identidade cultural e paisagística local;
- Previsão de áreas para futura exploração econômica via concessão;
- Experiência reconhecida dos participantes.
The post Instituto de Arquitetos do Brasil será responsável por concurso para requalificação da orla de Ponta Negra em Natal first appeared on Portal Diário do RN.
COMENTÁRIOS