Taxa de desemprego em Natal tem queda no primeiro trimestre

Natal vem acumulando indicadores positivos em relação ao mercado de trabalho. O mais recente deles foi medido pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua Trimestral), divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, a capital potiguar registrou uma taxa de desocupação de 6,5% no período, menor que a de março do ano passado (7%) e que os 6,8% aferidos no trimestre anterior.
A PNAD Contínua Trimestral atribuiu ao Rio Grande do Norte uma taxa de 9,8% no primeiro trimestre deste ano, sendo a maior já aferida desde setembro de 2023. No Estado, a desocupação atinge 158 mil potiguares, o maior número desde março de 2023. Uma inversão no recuo verificado ao final de 2024, o que indica que há mais pessoas buscando vagas no mercado de trabalho em território potiguar.
“O aquecimento do mercado formal de trabalho em Natal, especialmente nesse início de 2025, é um sinal claro de que estamos no caminho certo. A cidade está se consolidando como um polo de oportunidades e a Prefeitura seguirá comprometida em criar condições para que mais natalenses ingressem no mercado com dignidade e estabilidade”, destaca o prefeito Paulinho Freire. “A nossa expectativa é manter a tendência de crescimento nos próximos meses, com a continuidade dos investimentos que estamos fazendo em diversas áreas”.
Economia fortalecida
Os números oficiais realmente apontam uma tendência de economia mais fortalecida em Natal. E seguem movimento inverso ao do Estado. A PNAD Contínua Trimestral atribuiu ao Rio Grande do Norte uma taxa de 9,8% no primeiro trimestre deste ano, sendo a maior já aferida desde setembro de 2023.
Os dados da PNAD ratificam, ainda, o que Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, já havia apontado no início do mês. O Caged revelou que saldo positivo de Natal na geração de empregos, durante o primeiro trimestre de 2025. O saldo entre admissões e desligamentos em Natal foi de 1.690 novos postos de trabalho com carteira assinada nos três meses iniciais do ano.
O resultado destacou a capital do Estado como a 1ª colocada no Rio Grande do Norte entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, à frente de São Gonçalo (+447), Parnamirim (+358) e Mossoró, esta com saldo negativo na geração de empregos (- 1.982).
The post Taxa de desemprego em Natal tem queda no primeiro trimestre first appeared on Portal Diário do RN.
COMENTÁRIOS