Seja bem-vindo
Parnamirim-RN,11/07/2025

  • A +
  • A -

Após tarifaço de Trump, Fazenda diz que impacto deve ter pouca influência no crescimento do PIB em 2025


Após tarifaço de Trump, Fazenda diz que impacto deve ter pouca influência no crescimento do PIB em 2025 Foto: Marcelo Camargo

Ministério da Fazenda revisou para cima a previsão de crescimento do Brasil em 2025, passando a ver uma desaceleração apenas marginal em 2026 mesmo diante da política restritiva de juros do Banco Central (BC), informou a Secretaria de Política Econômica (SPE) nesta sexta-feira (11).


Publicidade
Segundo boletim divulgado pela SPE, que não considerou efeitos potenciais do aumento das tarifas sobre o Brasil pelos Estados Unidos, a Fazenda elevou sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2,5% neste ano, contra previsão de 2,4% feita em maio. Para 2026, a estimativa passou de 2,5% para 2,4%.


Para 2026, a pasta apontou que a previsão de crescimento mais baixo é influenciada pela elevação na expectativa de mercado para a Selic, a taxa básica de juros, neste ano, ponderando que a desaceleração é contida pelo efeito inercial da alta da atividade no ano anterior. Nos anos seguintes, o crescimento esperado é de cerca de 2,6%, patamar classificado pela SPE como “próximo ao potencial”.


O Banco Central levou a taxa básica de juros do país a 15% ao ano, maior nível em duas décadas, e previu que ela permanecerá nesse patamar por período bastante prolongado para levar a inflação à meta de 3%, citando a desaceleração da atividade como fator importante nesse processo.



Ponta Negra News




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.