Chevrolet apresenta 5 carros de uma vez para retomar vendas
Onix, Tracker, Onix Plus, Spark EUV e Captiva EV são apostas da GM no mercado brasileiro

A Chevrolet aposta numa estratégia ousada num momento delicado e ao mesmo tempo festivo. No ano em que celebra 100 anos de operação no Brasil, lança de uma só vez, cinco carros no mercado. Onix, Tracker, Onix Plus, Spark EUV e Captiva EV são as novidades neste segundo semestre numa tentativa de voltar a crescer. Além deles, também planeja atacar os segmento de alto luxo com a Cadillac.
Isso porque a General Motors (GM) passa um momento delicado no país: uma queda relevante em participação de mercado. No ranking, segue em terceiro lugar, mas o sinal amarelo já está aceso. Considerando automóveis e comerciais leves somados, a GM alcançou 119.844 unidades no primeiro semestre de 2025, contra 141.212 no ano anterior, o que corresponde a um recuo de 15,13%. A participação de mercado no total passou de 13,11% em 2024 para 10,59% em 2025.
O desempenho fraco coincide com a queda de vendas de modelos estratégicos da marca, como Onix e Onix Plus, que perderam espaço entre os mais vendidos no país. Ao mesmo tempo, marcas como BYD, Renault e Toyota ampliaram presença no mercado, enquanto a Fiat reforçou sua liderança e a Volkswagen consolidou a vice-liderança.
O primeiro produto a estrear é o Tracker 2026. Embora o SUV lidere sua categoria na América do Sul, o modelo perdeu espaço em vendas acumuladas no Brasil no primeiro semestre de 2025, caindo para a 11ª posição no ranking geral de automóveis, com queda de 5,64% frente ao mesmo período do ano anterior. Para reverter, a GM aposta em alterações visuais e mais tecnologia no interior atualizam a estética e melhoram a ergonomia.
Preços Tracker 2026
- 1.0 Turbo AT: R$ 119.900
- LT 1.0 Turbo AT – R$ 154.090
- LTZ 1.0 Turbo AT – R$ 169.490
- Premier 1.2 Turbo AT – R$ 189.590
- RS Turbo 1.2 Turbo AT – R$ 190.590

Já o Onix e o Onix Plus 2026, que passaram anos entre os mais vendidos do país, enfrentam retração significativa em 2025. O hatch caiu da 2ª para a 5ª posição no ranking semestral, com redução de 21,13% nas vendas. Neste ano são 34.389 emplacamentos contra 43.603 de 2024. Já o sedã saiu da 8ª para a 16ª colocação, com retração de 27,91%.
A atualização de design e equipamentos inclui nova dianteira, faróis Full LED e novo cockpit digital. Ambos permanecem com motores 1.0 aspirado e turbinado e com a correia banhada a óleo, que tem sido alvo de queixas e críticas por consumidores.
Onix
- 1.0 MT: R$ 102.990
- Turbo MT: R$ 107.290
- Turbo AT: R$ 112.290
- LT Turbo AT: R$ 118.290
- LTZ Turbo AT: R$ 123.490
- Premier Turbo AT: 129.190
- RS Turbo AT: R$ 130.190
Onix Plus
- 1.0 MT: R$ 106.790
- Turbo MT: R$ 118.990
- LT Turbo AT: R$ 118.290
- LTZ Turbo AT: 129.990
- Premier Turbo AT: 136.490

Além dos três modelos de alta escala, há espaço também para carros elétricos chineses. O Spark EUV, elétrico compacto de apelo urbano, é a maior novidade da marca para este ciclo. Com autonomia de 258 km no padrão Inmetro e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, o modelo terá pela frente o desafio de se destacar em um mercado de elétricos dominado por BYD Dolphin, GWM Ora 03, além de Renault Kwid E-Tech. Embora equipado com pacote tecnológico avançado, o modelo chega num momento onde marcas chinesas lideram com folga. O novato chega com preço de R$ 159.990.
Outro lançamento, o Captiva EV, SUV médio 100% elétrico, será o último a chegar neste 2025. Prometendo amplo espaço interno, acabamento aprimorado e foco familiar, o modelo vai enfrentar um cenário competitivo acirrado, onde opções como BYD Song Plus, GWM Haval H6 e Toyota Corolla Cross híbrido plug-in conquistaram espaço. O valor do novo Captiva ainda não foi revelado.
Cadillac vem aí?
A ofensiva contempla ainda edições comemorativas e pacote de ampliação de garantia, com vistas a reduzir queixas por conta da correia banhada a óleo dos motores 1.0. Além disso, a GM ensaia a chegada da Cadillac ao mercado brasileiro, visando o mercado de alto luxo.
Esses novos carros são a aposta da montadora para voltar a crescer no Brasil. Para efeito de comparação, a marca passou de 13,55% para 10,88% entre os automóveis e de 11,49% para 9,61% nos comerciais leves. Enquanto isso, a liderança segue com Fiat e Volkswagen, que ampliaram presença. E no segmento em que o Tracker atua, novos carros devem chegar para ampliar ainda mais a concorrência.

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